O sistema de revestimento de uma edificação, além de exercer um papel importantíssimo na estética do edifício, tem como papel fundamental assegurar a estanqueidade da construção, garantindo assim proteção contra agentes agressivos.

Ademais, o revestimento de uma fachada está relacionado de forma direta com a durabilidade da edificação como um todo, por isso manter o revestimento acima dos níveis mínimos de desempenho é primordial.

Destarte, vale destacar que a manutenção deste sistema de revestimento está ligada diretamente a vida útil da construção, portanto, essencial a realização de avaliações e manutenções periódicas.

Quando Fazer?

A norma NBR 5674(2012) – Manutenção de edificações, requisitos para o sistema de gestão de manutenção – sugere que a cada 3 anos seja realizada uma manutenção na fachada, que consiste em uma lavagem completa e verificação de todos os elementos do sistema.

Essa periodicidade pode mudar, dependendo do sistema construtivo utilizado e da idade do edifício. O mais viável é que se consulte um engenheiro perito para realizar esta avaliação, e em muitos casos é indispensável a contratação de um laudo técnico a fim de especificar detalhadamente a periodicidade, os itens que deverão ser verificados e como deverão ser corrigidos os problemas encontrados.


O que inspecionar?

Em geral, na verificação dos elementos da fachada, deve ser observado:

– a presença de fissuras nos revestimentos

– os possíveis pontos de desplacamento

– porosidade de rejuntes

– aderência de juntas de dilatação e dessolidarização

– manchamentos e sujidades

Manifestações Patológicas em Fachadas

O revestimento de fachada sofre a ação de diversos mecanismos que, atuando simultaneamente ou isolados, podem interferir de forma direta do desempenho do revestimento como um todo. Os principais agentes são: variação de temperatura, ação da umidade, deformação da estrutura e ação do vento.

As manifestações patológicas são todos os processos de degradação do sistema, tais como: descolamento, fissuras, pulverulência, eflorescências, descoloração e manchas. Todas essas manifestações causam um grande desconforto visual e físico.

Cuidados necessários

É imprescindível que o trabalho seja supervisionado por um engenheiro ou arquiteto especialista, outrossim, por se tratar de um serviço em altura, a equipe que irá realizar a inspeção deverá tomar todas as medidas de segurança necessárias e estar com todos os treinamentos obrigatórios atualizados.

Equipe FB Laudos de Engenharia