A fachada de um edifício, além de exercer um papel fundamental e importantíssimo na estética da edificação, tem como papel fundamental assegurar a estanqueidade da construção, garantindo proteção contra agentes agressivos.

Portanto, o revestimento da fachada está diretamente relacionado a durabilidade da edificação como um todo, manter o sistema acima dos níveis mínimos de desempenho é primordial.

Segundo a ABNT NBR 5674 (2012) – Manutenção de Edifícios, a cada 3 anos é indicado a realização de uma inspeção em toda a fachada, a fim de verificar o desempenho de todos os seus elementos.

Um meio muito eficiente de realizar este tipo de inspeção se dá mediante utilização de um drone, o qual realiza uma filmagem completa de todos os pontos da fachada e permite que a documentação fotográfica relativa aos problemas verificados seja feita em alta resolução.

Cada parte da fachada é mapeada de forma minuciosa, registrando-se assim possíveis infiltrações, fissuras, queda de elementos decorativos, falhas em juntas de dilatação, podendo verificar até mesmo microfissuras nos revestimentos.

Ao comparar a utilização de um drone e a aplicação do método tradicional (uso de cadeira suspensa), evidente que o primeiro tem como principais vantagens: a velocidade e o custo reduzido.

Neste interim, é possível afirmar que um edifício de médio porte pode ser totalmente inspecionado em apenas um dia.

Após a realização da filmagem é essencial que um engenheiro elabore um laudo técnico contendo o registro fotográfico que indicará, minuciosamente, onde foram verificados as falhas no sistema da fachada, a fim de indicar a melhor forma de corrigir as imperfeições encontradas.

Por fim, vale destacar a importância da contratação de uma empresa especializada na utilização de drones de linha profissional, com operadores experientes, além de possuir um engenheiro perito para avaliar assuntos técnicos da edificação.

Referências:
NBR 5674 – 2012 – Manutenção de Edifícios

Autor:
Eng Felipe Bilinski