A vistoria técnica é o processo de constatação, no local, do estado aparente de desempenho da edificação, por ocasião da data da vistoria. Durante a vistoria deve-se registrar a existência de falhas, anomalias ou manifestações patológicas que afetam o comportamento em uso (ou seja, o desempenho) da edificação e seus sistemas, elementos e componentes construtivos.

Assim sendo, a vistoria será o meio pelo qual, após análise técnica, o perito ou assistente técnico poderá descrever detalhadamente o estado de uma obra, edificação ou algo específico que tenha sido solicitado ao profissional, sem se preocupar em explicá-lo.

A vistoria técnica é um serviço específico, portanto, a ida até a obra ou imóvel, provavelmente, será mais rápida, pontual ou de acordo com a metragem do empreendimento.

Ademais, a vistoria é uma constatação técnica que busca garantir um retrato fiel do imóvel, e este processo envolve relatórios fotográficos, ensaios tecnológicos, aferição de medidas, e outros procedimentos que devem ser conduzidos por profissionais especializados.

Com todos os dados colhidos nas vistorias, o perito judicial terá meios suficientes para elaboração do laudo pericial, assim como o assistente técnico para elaboração de parecer técnico.

- Enovathemes